quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Ao mestre, com carinho

Na foto, o mestre Aluízio Guimarães, pra quem a gente liga até hoje, sempre que a coisa aperta!

Minha primeira professora me beliscou e me pôs de castigo. Fiquei a aula inteira chorando no banheiro e depois dessa, mudei de escola. A segunda professora também não levava o menor jeito com crianças e sempre torcia o nariz quando eu chorava, porque queria a minha mãe do lado. Mudei de escola de novo.

Fui parar num colégio grande, gigantesco, público e com salas de aula lotadas. Era a 2ª série do ensino fundamental e a professora (que recebia um salário indecente) tinha que aturar 55 crianças cheias de energia. Eu continuava chorando porque queria minha mãe, mas, ao invés de me beliscar, me pôr de castigo ou torcer o nariz, a "tia" conversava comigo, bem baixinho, até eu me acalmar e depois estimulava a sala inteira à fazer poesia pra mim, e cada criança criava um versinho mais lindo que o outro, pra eu parar de chorar. Até hoje eu adoro poesia...

Mais tarde, na faculdade, encontrei professores que se tornaram amigos queridos, que eu irei admirar eternamente, pois me ensinaram não apenas a roteirizar um VT, ou a preencher uma autorização de veiculação. Eles me ensinaram a agir com ética, na profissão e na vida. Me ensinaram a ser prudente e corajosa. A acreditar na minha vontade e no meu potencial. Me ensinaram a ser o que eu sou hoje, e me ensinaram que eu posso ser cada vez melhor.
Por estas, e por tantas outras lições (de vida) eu desejo a cada um deles, inclusive à tia da 2ª série, uma vida longa, cheia de alegrias e vitórias, e acima de tudo, o reconhecimento por seu trabalho, sua doação e sua coragem.

Vocês estarão presentes nas minhas melhores recordações - que em latim, significa "passar de novo pelo coração" - e serão, pra sempre, moradores desse ranchinho que há em meu peito.
Felizes sejam os dias dos professores!

Um comentário:

Anônimo disse...

é mto bom poder contar com pessoas especiais ao longo de nossas vidas né?
=)